quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Poeta : Machado de Assis


Bom,eu venho sempre falando muito sobre poetas,mas não aprufundo o assunto.E eu resolvi agora falar de alguns poetas mais famosos e mais conhecidos da literatura.


Hoje irei falar de Machado de Assis.


Sua história: Joaquim Maria Machado de Assis,nascido no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 foi um poeta, romancista, dramaturgo, contista, jornalista e teatrólogo brasileiro, considerado como o maior nome da literatura brasileira, de forma majoritária entre os estudiosos da área.Sua extensa obra constitui-se de nove romances e nove peças teatrais, 200 contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas.Machado assumiu cargos públicos ao longo de toda sua vida, passando pelo Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, Ministério do Comércio e pelo Ministério das Obras Públicas.


Para conhecer melhor a história de Machado de Assis,acesse este link:




Machado de Assis foi considerado um dos melhores e maiores escritores do mundo.Trabalhou muitas obras literarias,desde contos até obras teatrais.

Machado de Assis foi o primeiro presidente eo fundador da Academia_Brasileira_de_Letras.


Machado de Assis foi um razoavel jogador de xadrez, tendo formulado problemas enxadrísticos para diversos periódicos. Participou do primeiro campeonato disputado no Brasil, ficando em terceiro lugar. Em muitas de suas obras, faz menções ao jogo, como por exemplo, em Iaiá Garcia e Esaú e Jacó.




Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Finalizando,como sempre vou deixar um poma:


Círculo ViciosoBailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:- Quem me dera que fosse aquela loura estrela,que arde no eterno azul, como uma eterna vela !Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:- Pudesse eu copiar o transparente lume, que, da grega coluna á gótica janela,contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela !Mas a lua, fitando o sol, com azedume:- Misera ! tivesse eu aquela enorme, aquela claridade imortal, que toda a luz resume !Mas o sol, inclinando a rutila capela:- Pesa-me esta brilhante aureola de nume... Enfara-me esta azul e desmedida umbela...Porque não nasci eu um simples vaga-lume?








Obrigado por ler meu blog.Volte sempre!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelas críticas e comentários.