quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gêneros Literários: O Dramático


Novamente estou aqui para falar de mais um gênero literário, desta vez o Dramático.
Ouvindo essa palavra todos já devem pensar que o gênero dramático representa algo problemático, mais estamos enganados, o drama é sinónimo de ação. O gênero dramático é um gênero diferente dos demais, pois ele é usado como uma ação.Uma ação não contada por ninguém, é uma ação feita por um ator em um palco de teatro.
O Gênero dramático não é algo que um narrador conduz, mas sim atores que conduzem o enredo, numa peça de teatro, é uma ação feita.

Características Principais do Gênero:

* Função Conotativa-Diretamente do autor ao espectador.
*Ações feitas pelos autores,levam ao público emoções.
*Expressões sempre em verso ou prosa.

Várias formas e modalidades são aplicadas no gênero dramático.Entre elas estão a tragédia,a comédia,a tragicomédia,a farsa etc.

Vamos conhecer um pouco sobre cada uma delas:
A Tragédia

E a apresentação de ações que provocam no espectador sentimentos de dor, piedade, terror. São sensações muito fortes, muitas vezes amedontradas, onde junto a elas tem muito suspense, o que o deixa o espectador com certo medo. O sentimento de dor pode ser provocado tanto pela morte, quanto por algo não alcançado, uma decepção, perda de algo valioso, uma doença. No caso da piedade, são ações como personagens sofredores, angustiados, ameaçados, isso provoca ao público um certo sentimento de piedade, pena. O terror, e o medo, o medo que aquele suspense provoca, o medo da morte, o medo das ações dos autores, o medo diante da peça. Ao assistir uma tragédia, o espctador tem a sensação de compaixão diante do sofrimento dos personagens. Muitas vezes provocando choros e muitas lágrimas.

Um exemplo de peça com o tema Tragédia:

Romeu E Julieta


A Comédia

A comédia e a inspiração do riso,e algo prazeroso que provoca certa vontade de se expressar sorrindo.São feitas ações leves,situações engraçadas,que provocam ao espectador o riso.
A comédia se define pelo comportamento humano, o sentimento comum.faz o espectador,diante de certas situações,se expressar com o riso, fazendo com que ele possa refletir criticamente sobre o que é retratado na peça.
Atualmente temo várias peças de teatro que podem ser exemplos de Cómedia.

A Tragiocomédia.

A tragiocomédia e a mistura do sofrimento da tragédia e o riso da comédia. São dois temas completamente opostos retratados em um só tema, em uma só peça. E como a própria realidade, momentos tristes e felizes, se juntam nesta apresentação. Provocando ao espectador vários sentimentos, desde tristes aos felizes.

Finalizando o gênero dramático e muito mais do que pensavamos,ele abrange vários temas.Mais uma vez vimos que a literatura não está presente somente em livros,na escrita,mais também na apresentação,na arte de interpretar.Há vários modos de apreciar a literatura escontre o seu.


Obrigado por ler meu blog.Volte sempre!