segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que há por trás de um Poema ?


O que será que há por trás de um poema?


VAMOS ANALIZAR!


Quem escreve um poema é um poeta ou uma poetiza, obviamente. Mas não é ai que eu quero explicar.


O que será que há por trás de tantas palavras,amorosas,dolorosas,triste,felizes etc. ?


Como já disse em postagens mais antigas, o poeta Poe em seus poemas os seus maiores sentimentos do momento. O que há por trás de um poema é um poeta, um homem sonhador, uma pessoa como qualquer outra cheia de sentimentos mais com algo muito maravilhoso um Dom. O dom de escrever de saber fazer poemas, de saber escrever aquilo que se sente e passar grandes emoções aos leitores. Por isso que para entender um poema é necessária muita atenção e muita reflexão após a leitura, pois ali, não são sós palavras, são sentimentos, são vidas. O que está por trás dos poemas é vivo é concreto, existe, é um sentimento.

Vamos ver o que há por trás do poema de Fernando Pessoa:

AUTOPSICOGRAFIA
O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.E assim nas calhas de roda Gira,
A entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

[Como já diz no título,no poema fala sobre o próprio autor. Ele fala o que é o poeta, ele fala do poeta que és. Ele fala que escreve algo, onde quem lê, se sente bem, mesmo sendo sentimentos que são sejam os deles(leitor), naquilo lhe transporta emoções. Ele faz uma analogia do que é o seu coração, aquele que guarda tantos sentimentos.

Neste Poema, há uma contradição do que eu disse sobre os sentimentos de um poeta. Então vamos esclarecer.

"O poeta é um fingidor"
O que isso quer dizer ?
Não,um poeta não finge sentimentos. O poeta não necessariamente vai sempre falar de seus sentimentos, da sua experiência de vida. Um poeta pode retratar sentimentos de outros, pode vivenciar algum momento que os passe certo sentimento que não ser dele, mais aquela emoção brota em seu coração um sentimento de outro. Então o poeta fala de um sentimento,como se fosse dele, algo tão forte que passa uma enorme emoção pra quem lê.
E como ele disse quem lê se sente bem, mesmo aquele sentimento retratado não sendo dele(do leitor) ele sente uma forte emoção, na qual foi passada do poeta para o leitor, sobre um "sentimento sem dono".


Obrigado por ler meu blog. Volte sempre!

Dark Angel