sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Conhecendo a Literatura


Bom, hoje eu vou falar um pouco da Poesia, Verso e Prosa, e também da literatura em si.

O que é Literatura ?

A literatura nada mais é do que a expressão de palavras, é uma arte de expressar palavras, é uma manifestação da arte dentro da leitura.

Mas como literatura é arte ?


Isso é simples, o simples fato de um pintor pintar quadros usando a imaginação, passando seus sentimentos para uma tela, sua visão da realidade em forma de fantasia. Assim como ele usa as cores para um quadro pintar, um autor, um poeta usa as mesma técnicas, mas por sua vez com palavras. Um poeta sonha, imagina, passa seus sentimentos para o papel em palavras. Por isso a Literatura também é uma forma de arte.

Eu sempre falo muito sobre verso e prosa, mas nunca expliquei aqui o que é, então para os que não sabem diferenciar o verso da prosa vai aqui uma explicação.

Poesia-A poesia é muito confundida com o poema, muitas pessoas acham que a poesia é como um poema, mas não. A poesia é o estado lírico, emocional do artista, no momento da sua criação. E o momento em que ele se inspira, em que ele escreve, em que ele passa para o papel suas emoções, suas visões, seus pensamentos. Já o poema é e a concretização da poesia, ou seja é aqueles sentimentos do autor ,aquela poesia sendo trasformada em algo concreto. Em versos, prosas dentro da escrita.

Verso-Não tenho muito o que falar sobre o verso, o que tenho a dizer é algo direto, acho que a única definição para o verso. O verso é cada linda do poema, onde estão aplicados caracteristicas como sonoridade e ritmo. (a chamada rima)

Prosa-São périodos e parágrafos de um poema.Cada parágrafo de um poema é chamado prosa.

Observações:As rimas são encontradas no verso de um peoma e não na prosa. E os chamados sonetos são versos que apresentam 2 estrofes com 4 versos ou 2 estrofes com 3 versos.
O verso tem muito contéudo, é uma explicação para cada tipo, como no soneto, ou nos decassílabos. Mas são coisas mais complexas, então eu prefiro não explicar aqui, se alguem se interessar procurem neste site:
www.kathleenlessa.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=234112

Finalizando vou deixar um Poema:

Amor
Amemos! Quero de amor
Viver no teu coração!
Sofrer e amar essa dor
Que desmaia de paixão!
Na tu’alma, em teus encantos
E na tua palidez
E nos teus ardentes prantos
Suspirar de languidez!

Quero em teus lábio beber
Os teus amores do céu,
Quero em teu seio morrer
No enlevo do seio teu!
Quero viver d’esperança,
Quero tremer e sentir!
Na tua cheirosa trança
Quero sonhar e dormir!

Vem, anjo, minha donzela,
Minha’alma, meu coração!
Que noite, que noite bela!
Como é doce a viração!
E entre os suspiros do vento
Da noite ao mole frescor,
Quero viver um momento,
Morrer contigo de amor!

Álvares de Azevedo



"A palavra é,pois,o material intrínseco do homem de letras para realizar sua natureza e alcançar seu objetivo artístico".
(Alceu de Amoroso Lima)






Obrigado por ler meu blog.Volte sempre!