sábado, 25 de julho de 2009

Poemas e seus Temas


Os temas de poemas variam de autor para autor. Não que haja um tema especial e exclusivo para cada autor, o que existe são diferenças de pensamentos, sentimentos que os fazem mergulhar em um tema, especifico, que mais se igualam aos seus sentimentos.
Muitos pensam que falar de poema é falar de amor. Mais estão enganados. Poemas não retratam apenas sentimentos como o amor, mais também abrangem a morte, a dor, o humor.

O Tema de um poema vem da criação do que o autor pretende passar ao leitor naquele momento. Sentimentos em palavras tocam o coração de quem ler, lê co a alma.
Os temas por seres muito diversificados, muitas vezes não agradam á todos, criticar um poema não é legal, é claro que cada um tem um gosto especifico, muitos gostam de poemas de amor outros de dor outros de morte, isso vem de cada um. Mais por ser um poema, aonde está escrito em palavras um grande sentimento de quem escreve, deve ser analisado com muita atenção e ser entendido com a alma.


Alguns temas de poemas:



Amor- Falar de amor por ser algo contagiante, que deixa as pessoas muito comovidas. Mais muitas vezes o autor mistura o amor com dor, essa mistura de sentimentos costuma passar uma breve angústia pra quem lê, pois nem sempre o amor e correspondido. Então nem sempre poemas que falam de amor tem um contudo feliz.
Falar de amor pode ser de amor de amigo, amor de família, amor de irmão, é muito diversificado mais sempre contagia um coração.

*O tema "amor" pode ser encontrado em poemas dos atores:



Dor-A dor retratada nos poemas na maioria das vezes fala do amor, como eu disse há uma grande mistura de sentimentos dentre esses dois temas. A dor seria mais algo sentimental, “dor na alma” do que dor física.
Falar de dor para autor muitas vezes, pode ser um remédio para o coração, dividir a dor com outras pessoas alivia a angustia. Por isso escrever um poema com esse tema, é uma forma de amenizar essa dor.
*A "Dor" é um tema que pode ser encontrado em alguns poemas de Machado de Assis.

Morte- Poemas que falam de morte são poemas sofridos que abrangem corações feridos, esquecidos, solitários. A morte pode ser vista de forma que ameniza uma dor, um sono profundo que sara o coração sofrido.
A morte nos poemas não costuma retratar algo negativo, sofrido, mais sim uma forma de encontrar uma saída.
* A “morte” é um tema muito encontrado em poemas góticos.

Autores de poemas góticos:Allan Poe, Alvares de Azevedo e Casimiro de Abreu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelas críticas e comentários.